quinta-feira, 14 de junho de 2007

Resumo do texto “Uma Teoria Científica da Cultura” de B. Malinowski

Tentando estabelecer a base teórica do que mais tarde viria ser conhecido como Antropologia Social, Bronislaw Malinowski, em seu livro “Uma Teoria Científica da Cultura” lança o olhar sobre o panorama da cultura e busca definir a relação entre essa realidade cultural e as necessidades humanas.
A cultura seria, define o autor, um ambiente secundário e artificial formado por diversas estruturas organizacionais interdependentes criadas pelo ser humano com o intuito de satisfazer todas as necessidades básicas dos membros da comunidade que a criou. Ela deve ser tratada como um todo integrado e coerente repleto de costumes perfeitamente elaborados e cheios de significação. Dessa maneira, Malinowski faz uma crítica à visão difusionista negando que a cultura seja uma estrutura fragmentada, ou seja, um agregado de componentes isolados, comparando-a com um organismo vivo no qual cada parte contribui para a manutenção de todas as outras.
A análise que tenta definir a relação entre a realização cultural e as necessidades humanas é denominada funcional. O conceito de função, por sua vez está ligado ao de organização: a fim de atingir uma meta, os homens têm que se organizar em torno de um esquema bem definido que o autor propõe chamar de instituição.
O conceito de forma entra aqui como outro que não pode ser dissociado do de função, pois se este último está relacionado com o objetivo de determinada instituição, o primeiro representa a maneira através da qual essa instituição atinge seu objetivo. A forma seria o tipo concreto do comportamento dos agentes envolvidos em uma relação social.
Definidos os conceitos de função, forma e instituição, o autor introduz uma teoria de necessidades que, tendo em vista esses mesmos conceitos, retoma o argumento implícito no desenvolvimento da discussão: a idéia de que cada cultura deve satisfazer as necessidades orgânicas e básicas do ser humano.
Com isso, Malinowski pretendeu dar sua contribuição para o estabelecimento de uma metodologia científica que ele considerava indispensável para a realização de pesquisas de campo e para uma análise comparativa dos fenômenos de diversas culturas existentes.

3 comentários:

Palone disse...

Sou professor da área e fico feliz com a produção desse tipo de resumo, pois ajudam sobremaneira os iniciantes a entrarem em contato efetivo com os clássicos da disciplina.
Parabéns e que seja um excelente profissional.
Cleibe Palone
clemopa@gmail.com

Leticia L. disse...

Boa Tarde...
Gostaria de saber qual é o conceito utilizado para a designação do trecho utilizado por Lakatos, filósofo. '' Averiguação da função dos usos e costumes no sentido de assegurar a identidade cultural de um grupo''.

Parabéns pelo blog. É um excelente trabalho

Adriana Rodovalho disse...

Obrigada, pelo resumo.